Urologia

Horário de Atendimento:

Segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 19h.

Descrição:

A Urologia é a especialidade que lida com o aparelho geniturinário do homem e da mulher, da criança e do adulto. É uma especialidade que, nas últimas décadas, vem repartindo-se em diversas subespecialidades – uropediatria, uro-oncologia, neuro-urologia, urologia feminina, urogeriatria, transplantes de órgãos, andrologia, reprodução humana, endourologia, entre outras.
A esfera de abrangência da Urologia é grande e a formação para ser especialista nessa área necessita de 11 anos de estudos, sendo seis de faculdade, dois de residência em Cirurgia Geral e três de residência em Urologia.
O Serviço de Urologia do Hospital e Maternidade Celso Pierro (HMCP) conta hoje com uma equipe de cinco médicos assistentes, dos quais três possuem doutorado pela Universidade de São Paulo, e mais quatro residentes. Atende cerca de 900 pacientes no ambulatório e realiza 30 cirurgias por mês, além dos atendimentos de urgência, cirurgias ambulatoriais, interconsultas e dos atendimentos de convênios e particulares.
O Serviço alcançou recentemente o credenciamento pleno para residência pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Isso foi possível porque os transplantes renais foram retomados em 2009, o que completou as exigências para a visita de inspeção e o credencimento pleno pela SBU por três anos.
Desde 2002, diversos trabalhos têm sido publicados em revistas e vários outros apresentados nos congressos nacionais e internacionais. Ao mesmo tempo em que importantes cargos têm sido ocupados na sociedade urológica por urologistas do HMCP. Destacam-se os cargos de primeiro tesoureiro da SBU - seccional São Paulo, presidente do Comitê de Endourologia da SBU e membros do Comitê de Concessão de Título de Especialista da SBU nacional.
A pesquisa médica que mais visibilidade alcançou recentemente foi realizada com idosos, homens e mulheres, feita em Campinas, ABC paulista e Curitiba, que levantou os problemas urinários e sexuais de pessoas com 60 anos de idade ou mais. Essa pesquisa já foi apresentada na Comissão de Saúde do Homem na Câmara do Deputados, em Brasília, no ano passado, e deverá ser publicada na forma de livro e de trabalho em revista médica. Outras pesquisas têm sido realizadas no HMCP e publicadas em revistas urológicas, notadamente na área da laparoscopia urológica, que é a área de maior destaque no Serviço de Urologia do HMCP.
Reuniões científicas regulares para discussão de casos clínicos e de revisão de artigos de revistas são realizadas mensalmente. A participação nas diversas sociedades urológicas e nos congressos importantes tem sido regular. O nome do Serviço de Urologia da PUC-Campinas foi inserido, em anos recentes, no panorama urológico nacional, onde possui prestígio e merecido respeito.

Agende uma consulta.
Para agendar uma consulta, você deve ter um encaminhamento médico do próprio HMCP ou de outra Unidade de Saúde.
Diagnóstico rápido e preciso e estrutura adequada para atendimento e exames clínicos 24 horas.
Telefone: (19) 3343-8653.
posso ajudar?