Qualidade
O Serviço da Qualidade do Hospital e Maternidade Celso Pierro existe, desde 2006, com o intuito de promover ações de melhoria nos processos de trabalho das unidades. Para tanto, promove ações/estratégias que visam a prevenção, notificação e investigação dos principais eventos que ocorrem dentro da Instituição.

Com base nisso, um dos principais objetivos do Serviço da Qualidade é garantir a segurança no processo de cuidado ao paciente, principalmente nos procedimentos de maior impacto e risco, tais como, cirurgias, anestesias e procedimentos invasivos. Os processos visam não apenas o resultado clínico, mas, também, a segurança na sua execução. As medidas não se restringem somente ao aspecto técnico (profissionais qualificados), incluem, também, a segurança em medicamentos, transporte de pacientes, gases medicinais, equipamentos biomédicos (bisturis elétricos, aparelhos de anestesia), fatores que circundam todo o processo de cuidado.

A participação, a dedicação e o envolvimento dos profissionais são também essenciais para o sucesso de todo esse trabalho.


Acreditação
O Hospital e Maternidade Celso Pierro (HMCP) da PUC-Campinas conquistou o Nível 2 da Acreditação pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O Nível 2 ou Acreditado Pleno, analisa cuidadosamente o Processo de Qualidade na instituição como um todo e foca principalmente a segurança e a Gestão integrada. Esta certificação comprova o quanto o Hospital tem trabalhado para fortalecer a interação entre todos os processos, melhorar a segurança e o desempenho institucional.

A Acreditação é um sistema de avaliação e certificação de qualidade de serviços de saúde, periódico, reservado e voluntário (não é um certificado obrigatório para o funcionamento dos hospitais) e significa mais segurança para pacientes, colaboradores e para própria Instituição, que aprimora a qualidade dos serviços oferecidos pelo Hospital.

O processo de Acreditação da ONA possui três níveis, sendo o segundo alcançado pelo HMCP.

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