Cases do Hospital são finalistas

05/10/2016

O Hospital da PUC-Campinas apresentou, nos dias 27 e 28 de setembro, no evento Hospital Innovation Show no Expo Convention Center / SP

Cases do Hospital são finalistas

O Hospital da PUC-Campinas apresentou, nos dias 27 e 28 de setembro, no evento Hospital Innovation Show no Expo Convention Center / SP, os cases: ‘Sistema Informatizado de Gestão do Enxoval Hospitalar’ apresentado pela gerente de Hotelaria, Lilian Khairalla P. Bresser e pelo analista de Desenvolvimento Jr, Rodrigo Guariento e ‘Diminuição na Incidência de Pneumonia associada à ventilação mecânica: resultado de sucesso após implantação de ações de melhoria’ apresentado pela assessora da Qualidade, Ellen S. Meireles, pela coordenadora da Qualidade, Aline T. Braga, pela infectologista Irene R. Haber e pela gerente de Enfermagem das Unidades de Terapia Intensiva (UTI), Elisa M. Rosalen. 

Foram 151 cases inscritos no Referências da Saúde 2016, que é um estudo anual realizado pelo portal e revista Saúde Business, em parceria com a PwC. Foram apresentados 75 cases por meio de pôsteres científicos. 

Os critérios de avaliação dos cases foram: Propósito; Diagnóstico x Solução Projetada; Execução; Benefícios Apurados e Inovação, sendo que alguns pôsteres foram premiados ao final do evento por categoria.

O evento tem o objetivo de retratar e destacar o grau de maturidade de gestão no setor da saúde. “Entendemos ser uma oportunidade de demonstrar os trabalhos desenvolvidos no Hospital da PUC-Campinas, e que obtiveram os resultados almejados, agregando inovação e atendimento com excelência. Ficarmos como finalistas por meio dos trabalhos apresentados é motivo de honra para os profissionais envolvidos, ensejando em prestígio e maior visibilidade para o Hospital”, afirma a gerente de Hotelaria, Lilian Khairalla P. Bresser.

O case ‘Sistema Informatizado de Gestão do Enxoval Hospitalar’ agregou a credibilidade e eficiência almejados na elaboração do projeto, com o empenho da TI em atender às expectativas e necessidades, em agilizar as análises de resultados dos inventários e em propiciar a apresentação de ações gerenciais para a Alta Administração, de maneira objetiva e fidedigna e, ainda, sem a necessidade de mobilização das equipes de apoio e assistencial para a contagem manual das peças.

Já o case ‘Diminuição na Incidência de Pneumonia associada à ventilação mecânica’ resultou em sucesso após implantação de ações de melhoria: A pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV) é uma infecção que pode ser evitada por meio de adoção de melhores práticas, evidenciadas cientificamente, disponíveis e divulgadas. A iniciativa surgiu visando melhorar o resultado da incidência de PAV, por meio da implantação do protocolo de prevenção de PAV que contém pacote de medidas efetivas de prevenção. Os resultados na diminuição de PAV nas UTIs Adulto, Pediátrica e UCO foram significativos, impactando na permanência dos pacientes e no custo da terapia com antibióticos. Importante ressaltar que os recursos utilizados foram os já previstos na assistência, contando, também, com o empenho do SCIH.

As áreas envolvidas nos cases são: Administração da Hotelaria, Serviço de Processamento de Roupas/Costura e Serviço de Informática Hospitalar, Serviço da Qualidade, Unidades de Terapia Intensiva (UTI) Adulto e Pediátrica, Unidade Coronária e Serviço de Controle de Infecção Hospitalar.

O mais importante é o reflexo direto dessas ações na melhoria do atendimento assistencial e na hospitalidade do Hospital da PUC-Campinas, que permitem que os funcionários tenham os recursos necessários disponíveis para um bom trabalho e que os pacientes tenham maior segurança na experiência que vivenciam no Hospital.

A Alta Administração parabeniza os profissionais e as respectivas áreas envolvidas, desejando que tanto as ações executadas assim como a iniciativa de torná-las conhecidas publicamente, socializando o conhecimento produzido dentro de nossas instalações, possam ser inspiradoras de novas frentes de inovação.

  • Compartilhe:

posso ajudar?