Hospital da PUC-Campinas ganha Prêmio Amigo do Meio Ambiente

05/10/2016

O Hospital da PUC-Campinas ganha prêmio “Amigo do Meio Ambiente 2016”, concedido pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo a organizações de saúde que compõem o Sistema Único de Saúde (SUS).

Hospital da PUC-Campinas ganha Prêmio Amigo do Meio Ambiente

Foram 112 projetos de 11 estados brasileiros, sendo que 15 foram classificados com os melhores projetos. 

O evento de premiação ocorreu no dia 14 de setembro, no Hospital Sírio-Libanês, durante o 9º Seminário Hospitais Saudáveis. Na ocasião, para receber o prêmio estavam presentes a diretora Administrativa do Hospital da PUC-Campinas, Geane Cristina Salles Bueno e o chefe do Serviço de Higiene, Limpeza e Resíduos do Hospital, Claudio Roberto Sanches.

O Projeto ‘Sustentabilidade Ambiental e Financeira no Acondicionamento e na Segregação dos Resíduos Biológicos Infectantes’ foi um dos 15 apresentados pelas organizações sociais de saúde, de todo o Brasil, premiados por ações sustentáveis.

A ação premiada tem como principal tarefa a mudança da cultura organizacional, com orientação sobre o descarte adequado, acondicionamento, controle dos resultados dos resíduos biológicos gerados, identificação visual e treinamento in loco dos profissionais. “O primeiro passo foi a realização de visitas em todas as unidades, com o foco de conhecer o processo realizado e avaliar quais materiais eram descartados em cada ambiente”, explica Sanches.

Minimizar a geração de resíduos é possível, e traz grandes benefícios econômicos e ambientais. Entre o primeiro semestre de 2015 e o primeiro semestre de 2016 houve a redução de 35,72% no consumo de caixas de perfurocortante, bem como na redução tanto no valor financeiro de R$ 37.552,00, como na segregação de resíduo biológico infectante de 24.752 quilos. E o mais importante, na redução de acidentes do trabalho de 12 para 3 no mesmo período, consequência da retirada das caixas de perfurocortante dos quartos.  

“O conceito de sustentabilidade é muito mais amplo do que colocar em prática ações de preservação ambiental. Ser sustentável é implementar e desenvolver projetos efetivos, a curto, longo e médio prazo, que alinhem responsabilidade social ao cuidado e respeito com o meio ambiente. E é esse o principal objetivo deste prêmio, valorizar as ações desenvolvidas por organizações de saúde que atendam ao SUS para que elas sejam propagadas e sirvam de exemplo e inspiração para outras unidades hospitalares”, afirma o secretário de Estado da Saúde de São Paulo, David Uip.

“Para nós do Hospital da PUC-Campinas, Sustentabilidade é assunto muito sério pois converge preocupações econômicas, sociais, biológicas e operacionais no sentido da orientação de nossa confessionalidade católica. Como é de conhecimento da comunidade, já havíamos sido premiados com outros projetos nos anos de 2013 e 2014. Inspirados na Carta Encíclica Laudato Sí’ do Papa Francisco, o Hospital da PUC-Campinas evidencia em ações a preocupação de cuidar da nossa Casa Comum, por meio da responsabilidade com que trata as questões operacionais, transformando em benesses sociais e econômicas o que poderia ser geradores de externalidades negativas, conduzindo-nos a um modo de agir em comunhão com a sociedade, com o meio ambiente e com as gerações futuras”, ressalta  a diretora Administrativa, Geane Bueno. 

Equipe de trabalho: Claudio Roberto Sanches, Lilian Khairalla P. Bresser, Ana Carolina Medeiros Lobo, Cicero Ricciardi, Denilson Barbieiro, Edilaine Cristina Pereira, Flavia Martins Valota Menezes, Irene Rocha Haber, Juliana Bagnolati, Marilia Inês Magalhães Rios, Michele Aparecida Barreto, Patricia Regina Fachini, Silvana Maria Amstalden Bannwart, Silvéria Rosa Lara.


  • Compartilhe:

posso ajudar?