Humanização
O Hospital e Maternidade Celso Pierro conta, ainda, com o Programa de Humanização: um novo conceito que busca tornar a estadia do paciente mais confortável, melhorando suas relações com os familiares e com o ambiente externo. A ideia é tornar gestores, profissionais da saúde e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) comprometidos e corresponsáveis por um cuidado mais humanizado e uma relação mais próxima entre os envolvidos. Essa iniciativa é uma parceria com o Ministério da Saúde, de acordo com as diretrizes da Política Nacional de Humanização e dos programas QualiSUS e HumanizaSUS.
Assim, ações e iniciativas de humanização percorrem todos os corredores do Hospital e envolvem usuários do sistema público e de conveniados de saúde. Enquanto está internado, o paciente fica mais próximo de seus familiares e amigos por meio das visitas prolongadas, com duração de 8 horas diárias. Para acompanhantes de idosos, crianças ou paciente coronário, não há limite de permanência, ou seja, o acompanhante pode ficar durante as 24 horas do dia. Os internos são incentivados, ainda, a trazer objetos de casa para o seu quarto, como porta-retratos e outras lembranças. Veja outras iniciativas que estimulam o cuidado humanizado.
Associação Hospitalhaços
Iniciou as atividades em 24 de junho de 2006. Visitas: sábado a tarde e terça a noite. É uma organização não governamental (ONG) de Campinas que promove a humanização hospital, com atividades lúdicas, para pacientes, acompanhantes e profissionais do Hospital. A Associação Hospitalhaços, os personagens brincalhões que, por meio de suas peripécias e histórias engraçadas, tornam o ambiente do Hospital muito mais alegre e descontraído. Além das visitas aos pacientes, o Hospitalhaços também estende sua atividade à Pediatria com a Brinquedoteca Terapêutica, espaço especialmente preparado para estimular a criança a brincar, possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos, dentro de um ambiente lúdico. A humanização hospitalar por meio do aspecto lúdico, contribui para a recuperação mais rápida dos pacientes, propicia descontração e relaxamento aos familiares e acompanhantes, diminui o estresse dos profissionais que atuam nos hospitais e também colabora para o crescimento pessoal do voluntariado.
Griots (contadores de história)
Visita: segunda, terça, quinta, sexta e sábado. Contadores de história que há cinco anos atuam de forma lúdica com os pacientes da Pediatria; Além de livros, brinquedos e fantoches, os Griots se utilizam de papel e lápis de cor para incentivar a criança internada a participar das histórias, seja desenhando as personagens, seja criando seus próprios contos de fadas.
Medicão
Foi implantado no dia 24 de junho de 2009. Possui 10 cães e as visitas acontecem as quartas-feiras a cada 15 dias na ala pediátrica do hospital. A atividade faz parte do Projeto de Humanização do Hospital. O Projeto conta com 10 cães, sendo Mel, Brenda, Hanna, Ayla, Bob e Oliver da raça golden retriever; Cacau da raça griffon de bruxelas, Juca o pequeno poodle, a outra Mel labradora e para completar Natasha da raça cocker spaniel. O objetivo do encontro do animal com a criança ou adulto internado é de promover o bem-estar, melhorar a capacidade motora e autoestima, diminuir a ansiedade e a quantidade de medicamentos, além de diminuir as tensões da equipe de trabalho. Para garantir o sucesso do Projeto Medicão, os cães são cadastrados, possuem certificados de vacinas e vermifugação, renovados mensalmente. Há procedimentos realizados antes da visita, no dia e pós visita dos cães. Tudo isso para garantir a saúde das crianças, acompanhantes e profissionais. www.projetomedicao.com.br
Ped Riso
Ped Riso é um projeto de Extensão que leva música, teatro, artes plásticas e brincadeiras em grupo para salas, pátios e corredores do Hospital.
Brinquedoteca
O Hospital e Maternidade Celso Pierro em parceria com a Associação Hospitalhaços e com o apoio do Instituto Robert Bosch inaugurou no dia 19 de outubro de 2010, a Brinquedoteca da Unidade de Internação Pediátrica do convênio do Sistema Único de Saúde. O destaque, também, é o corredor interativo, da própria enfermaria, criado pela designer voluntária Cláudia Brittes Tosi. O objetivo do projeto é propagar a arte como veículo de aculturação e entretenimento, usando como ferramentas a fotografia, a pintura e objetos interativos que agucem a visão, audição, tato e olfato, inserindo princípios estéticos e culturais, além de proporcionar uma melhoria emocional àqueles que fazem uso dos ambientes revitalizados.
Datas comemorativas
Páscoa, Festa Junina, Dia das Crianças, Dias das Mães, Dia da Mulher, Dia dos Pais. Essa e outras atividades têm o objetivo de humanizar cada vez mais os atendimentos e fazer com que os pacientes tenham os impactos da internação minimizados. O projeto de humanização do Hospital visa proporcionar a possibilidade de atendimento das necessidades humanas nos seus vários segmentos, além de desenvolver nos profissionais o espírito de solidariedade que pauta a missão da Instituição, tendo em vista o papel primordial no Sistema Único de Saúde (SUS) e a preocupação com a qualidade do atendimento e serviços prestados.
Dia Nacional do Doador de Sangue
O Hospital promove, em parceria com o Hemocentro Unidade PUC-Campinas, atividades musicais para homenagear os doadores e oferece um café especial. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da doação.
Festividades Natalinas
Almoço com os pacientes internados e seus acompanhantes. Cerca de 50 crianças internadas recebem o Papai Noel no Almoço Especial de Natal, oferecido pelo Serviço de Nutrição e Dietética (SND) do Hospital e Maternidade Celso Pierro. O bom velhinho, representado pelo médico Joaquim Simões Neto, chega em uma ambulância pra lá de diferente, a Ghostbusters (Caça-fantasma), como é mais conhecida. Bonecas, carrinhos e saquinhos-surpresa fazem a diversão das crianças atendidas na Enfermaria e no Serviço de Hemodiálise. A diversão e palhaçada ficam por conta dos grupos voluntários PedRiso (projeto de extensão da PUC-Campinas) e Griots (contadores de história). As crianças que aguardam consultas no Ambulatório de Especialidades, Policlínica e Urgência e Emergência recebem os saquinhos-surpresa do bom velhinho e do grupo PedRiso. O Almoço Especial de Natal dos adultos internados e seus acompanhantes, acontece na área externa do hospital. Cada paciente recebe um presente de Natal, também, do Papai Noel.
Dia da Mulher no Serviço de Quimioterapia
O Ambulatório de Quimioterapia do Hospital e Maternidade Celso Pierro realiza a Semana da Mulher, em comemoração do dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher. As atividades são oferecidas às pacientes que passam por tratamento no Serviço. O objetivo é trabalhar com a autoestima das pacientes, promover a humanização do espaço, estimular as habilidades e o potencial da pessoa, e consequentemente promover a saúde.
Apresentação de Corais
Os corais passam nas enfermarias do Hospital e nas recepções dos prontos-socorros, pronto atendimento, principalmente no Natal.