O Hospital e Maternidade Celso Pierro (HMCP), ideal do médico Celso Pierro, completou, em 2009, 30 anos de pleno funcionamento. Oferece, atualmente, empregabilidade direta a 2 mil pessoas. Evoluiu de uma Clínica para um Hospital Terciário, tornando-se referência da Região Oeste de Campinas, que possui cerca de 400 mil habitantes. O Hospital e Maternidade Celso Pierro atende, principalmente, a população dessa região que dependente do Sistema Único de Saúde – SUS.


São vários os motivos pelos quais os colaboradores, médicos, docentes, alunos e usuários são chamados a fazer parte dessa história. Parabéns!


Com o início da Faculdade de Medicina da PUC-Campinas, em 1976, surgiu a necessidade e o desejo da construção de um Hospital-Escola para a formação de médicos que desenvolvessem suas atividades nas comunidades desprovidas de recursos. O médico Celso Pierro adquiriu, em 1973, um terreno na Avenida John Boyd Dunlop, nas proximidades da Rodovia Anhanguera, e iniciou a construção da ‘Cidade da Saúde’, em uma área de 5 mil metros quadrados.

Com o falecimento do Dr. Celso Pierro, em 1977, a família do médico não teve condições de dar prosseguimento ao seu ideal. Dessa forma, doou a Clínica construída na ‘Cidade da Saúde’ para a Pontifícia Universidade Católica de Campinas, que assumiu a dívida da construção e comprou a grande área circundante, em que passaram a funcionar as Faculdades de Medicina, de Enfermagem e de Odontologia. Os filhos do falecido médico solicitaram para que fosse dado o nome CELSO PIERRO ao Hospital, pedido prontamente atendido pela Universidade. Na época, os representantes da reitoria sugeriram, ainda, que se prestasse uma homenagem ao ilustre médico. Foi construído um busto e colocado no jardim, em frente à entrada principal do HMCP.

Após a aquisição do terreno pela PUC-Campinas, teve início, imediatamente, a ampliação da Clínica já existente, resultando, atualmente, em uma área construída de 28 mil metros quadrados.

O funcionamento do Hospital e Maternidade Celso Pierro teve seu início em 1978, com 150 leitos. Ele foi sendo ampliado, gradativamente, de acordo com suas necessidades. Possui, atualmente, 310 leitos, sendo 201 destinados ao atendimento de usuários do convênio do Sistema Único de Saúde (SUS), com capacidade instalada para 400 leitos. Em 1979, foi realizada a primeira intervenção cirúrgica.

Além de integrar as 10 Faculdades do Centro de Ciências da Vida (CCV) da PUC-Campinas, com o objetivo de melhor formação do aluno, o Hospital-Escola, é caracterizado como um grande polo de atendimento, sendo referência regional e nacional em diversas áreas.

Prestar atendimento na área da saúde e contribuir para a geração e promoção do conhecimento, considerando sua orientação cristã e seu caráter de Hospital Universitário.

Este termo é utilizado habitualmente para definir qual o ponto forte e estratégico da atuação da organização.

O Hospital tem como sua Razão de Ser:

Promoção da Saúde

A visão é a descrição do futuro desejado para a organização e reflete o alvo a ser procurado pelos esforços individuais, da equipe e pela alocação de recursos. Propõe–se como grande objetivo a ser alcançado no horizonte de planejamento 2013-2020 o seguinte desafio:

Ser reconhecido nacionalmente como hospital de referência em áreas específicas de alta complexidade, comprometido com a qualidade dos serviços de saúde e geração do conhecimento, por meio de equipes de alto desempenho e de mecanismos de sustentabilidade social, econômica e ambiental.

Os valores que nortearão as ações e a conduta de todos aqueles que trabalham no Hospital são:

Conduta Humanizada baseada nos Princípios Católicos

O Hospital e Maternidade Celso Pierro – Hospital da PUC-Campinas é fiel à doutrina professada pela Igreja Católica Apostólica Romana. Como consequência, adota os princípios norteadores da Política de Humanização: autonomia e o protagonismo dos sujeitos envolvidos, a corresponsabilidade entre eles, o estabelecimento de vínculos solidários e a participação coletiva no processo de gestão.

Postura Ética

A honestidade, a integridade e a responsabilidade são características das atividades do Hospital, com base em regras de conduta relacionadas à coerência aos seus valores e ao cumprimento de suas obrigações.


Assistência com Qualidade

O Hospital e Maternidade Celso Pierro, no desenvolvimento de suas atividades, busca garantir assistência de qualidade centrada no paciente, segura, efetiva, oportuna, eficiente e equitativa.


Satisfação do Cliente

O Hospital e Maternidade Celso Pierro busca continuamente a melhoria de seus processos, visando ao constante aperfeiçoamento da atenção prestada ao paciente, com vistas ao atingimento de sua missão.

Competência Técnico-Científica

A promoção e a geração do conhecimento, por meio das práticas clínicas vivenciadas no Hospital e Maternidade Celso Pierro, estimulam e proporcionam o desenvolvimento técnico e científico da equipe de profissionais, garantindo a qualidade e a excelência dos serviços prestados.

Responsabilidade Socioambiental

O Hospital e Maternidade Celso Pierro, fiel à sua identidade católica e comunitária, possui o compromisso de adoção de postura e ações éticas que contribuam para o desenvolvimento econômico consoante com a qualidade de vida de seus clientes internos e externos.

Profissionalismo

As atividades no Hospital devem ser conduzidas com conhecimento, competência, seriedade e rigor, em contínuo processo de evolução e aprendizagem.

Transparência

O Hospital permite acesso às informações que possibilitam a avaliação do comportamento ético e responsável da Instituição e das contribuições e impactos sociais e ambientais de suas atividades, ressalvadas as informações confidenciais.

Aperfeiçoamento Contínuo

O aprimoramento das tecnologias, a melhoria do ambiente de trabalho e a disseminação do conhecimento na utilização de boas práticas proporcionam o aperfeiçoamento contínuo da equipe de saúde, garantindo a eficiência e eficácia da assistência prestada, gerando melhores resultados para os usuários dos serviços de saúde, familiares e comunidade.

posso ajudar?