No HMCP parto não é simplesmente sinônimo de trazer à luz. O procedimento define uma relação de confiança entre a gestante e a Maternidade, estabelecida a partir de cursos de orientação. Desenvolvimento do bebê, gestação, sintomas e modalidades de parto, aspectos psicológicos, trabalho corporal, nutrição, aleitamento, cuidados com o bebê e direitos da mulher gestante integram o conteúdo dos Cursos para Gestantes, oferecidos em duas edições anuais similares, permitindo a escolha do período mais conveniente para participação. As futuras mamães também podem agendar uma visita para conhecer as instalações da Maternidade.

Na internação pós-parto, bebê e mamãe permanecem juntos em tempo integral, chamado de alojamento conjunto, com direito a visita de irmãos para estimular e facilitar o relacionamento. Também nos casos de internação intensiva (UTI Neonatal) as mamães ficam com os recém-nascidos, otimizando a recuperação.
Além da orientação, consultas e exames também fazem parte do acompanhamento da gestação e no momento do nascimento o HMCP continua insistindo na humanização, aplicando procedimentos que reduzem o tempo de trabalho de parto, amenizam as tensões, diminuem as ocorrências de cesáreas e fazem do parto uma experiência positiva, para ser lembrada com felicidade.

No HMCP, as mamães podem escolher alguém de sua confiança para acompanhar o parto durante o nascimento. Além disso, a presença de acompanhante reduz a incidência de depressão pós-parto, problema que atinge 15% das mulheres no mundo todo. Salvo situação de emergência ou restrição médica por comobidades.


O Hospital da PUC-Campinas oferece:


  • - equipe médica composta por docentes da PUC-Campinas;
  • - centro obstétrico com equipamentos de alta tecnologia;
  • - alojamento conjunto com área verde;
  • - chá da tarde com vídeos e folderes orientativos sobre o aleitamento materno e sobre os cuidados do bebê;
  • - horário de visita estendido: das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Além disso, o Hospital da PUC-Campinas permite:


  • - a entrada de um acompanhante na sala de parto, durante o nascimento.



Agendamento de visita: Os futuros pais poderão conhecer as instalações da Maternidade do Hospital, basta agendar uma visita de segunda a sexta-feira, das 9 às 11h e das 14 às 16h, pelo telefone (19) 3343-8354 ou 3343-8557 para atendimento no SUS e no convênio privado 3343-8478 ou 3343-8480, falar com as enfermeiras chefes.

Consulte as Especialidades do HMCP
posso ajudar?